É verdade que existem processos naturais que afetam o clima, como atividade solar, atividades vulcânicas, variações na magnetosfera, processos biológicos como a fotossíntese, até mesmo fenômenos do espaço sideral, como asteroides ou radiação cósmica.
Mas neste caso é a atividade humana que está causando o aumento da temperatura. Não por coincidência, o aumento da temperatura coincide com a revolução industrial, momento em que começamos a queimar combustíveis fósseis em grande escala para acompanhar o crescimento da civilização.
Desde então, liberamos toneladas de dióxido de carbono na atmosfera. O dióxido de carbono é um gás de efeito estufa que, juntamente com metano, óxido de nitrogênio, aerossóis (clorofluorcarbonos) e vapor de água, constitui uma relação de causa e efeito que está causando o aumento da temperatura.
O dióxido de carbono gerado pela queima de combustíveis fósseis como carvão ou petróleo, o metano obtido de fontes naturais também gerado na agricultura e na pecuária, o óxido nitroso estendido no uso de fertilizantes e na queima de combustíveis fósseis combustíveis e aerossóis para uso industrial são os gases de efeito estufa produzidos em larga escala desde a revolução industrial.
Os aerossóis já foram regulamentados após perceber que seu uso excessivo estava destruindo a camada de ozônio e desde então Grandes esforços foram feitos para controlar e regular o uso de Clorofluorcarbonos (aerossóis). Agora precisamos fazer o mesmo para regular os outros gases de efeito estufa
A temperatura média global aumentou 1,01 graus Celsius desde 1880. No vídeo a seguir você pode ver o aumento da temperatura com base nos registros.
Esse aumento de temperatura está mudando o clima e estamos observando os efeitos ao redor do planeta. No próximo post continuaremos falando sobre os efeitos do aquecimento global e suas consequências.